terça-feira, 28 de janeiro de 2014




I Samuel – 17: 04 a 10

Muitos de nós sobrevivemos a tantas catástrofes, intempéries, superamos vendavais e todo o tipo de problemas, mas muitas vezes perdemos porque descuramos as pequenas coisas.
São os pequenos detalhes que nos deixam deitados no chão.
São os pequenos detalhes que causam os maiores estragos na vida de um homem.

        Os gigantes caem porque esquecem-se das pequenas coisas, das pequenas contrariedades, dos pequenos obstáculos. Ninguém tropeça em grandes pedras, mas sim nas pequenas.

A Bíblia adverte que são as PEQUENAS RAPOZINHAS que estragam a vinha.

Ø  AS AFRONTAS DE GOLIAS – v8-10

Ø  QUEM ERA O GIGANTE GOLIAS

Golias era um gigante:
        Golias cujo nome significa “passagem; mudança, transmigração”, era um campeão filiesteu, ou seja, um profissional de guerra.
Altura: 2,90 m.
Couraça de bronze: 57 Kg
Ponta da Lança: 6 Kg
...

Ø  GIGANTES DA TERRA
Nós somos os GIGANTES/GRANDES de Deus. Não por causa das nossas capacidades mas por causa de Deus em nós.

O que eu vejo em mim pode não representar a realidade. (Espelho – reflexo –cara)

        Mas a óptica de Deus é invertida, veja o que quero dizer:
Marcos, 10:31 – “Porém muitos primeiros serão derradeiros e muitos derradeiros serão os primeiro.”
João, 3:30 – “É necessário que Ele cresça e que diminua eu.”
Mateus, 25:21 – “...sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei;...”    

Ø  Os pequenos  ERROS DE GOLIAS, QUE O LEVARAM A QUEDA.

·        AUTO CONFIANÇA
        Golias sentia-se imponente e seguro na sua altura de 2,90 m, e pensava lá do alto de seu tamanho que ninguém poderia tocá-lo ou mesmo derrubá-lo, pois sua confiança na altura sempre lhe havia mostrado que mesmo no meio de seu povo e nas batalhas que havia travado com outros inimigos ele sempre tinha vencido.

Auto-confiança é mesmo um perigo fatal, veja que a bíblia diz: “Maldito o homem que confia no homem,..” nisso ela não quer dizer que não devamos confiar em outros homens, mas sim que somos malditos quando confiamos em nós mesmos, pois o versículo continua: “E faz de seu braço a sua força”. Nunca confie em qualquer de suas qualidades, pois podem lhe servir de armadilha.

·        IDOLATRIA
Ele era idolatrado, porque ele representava os filisteus. E Como seu representante ele sempre tinha sido campeão. O povo idolatrava Golias. A posição

·        GRANDE HABILIDADE
        Golias era um campeão filisteu, pois fora treinado nas artes de guerra. Desde criança ele provavelmente foi preparado para ser um guerreiro filisteu, e quanto mais crescia, mas se destacava nas batalhas e mais vencia. Assim com inúmeras vitórias ele passou a confiar na sua habilidade e acreditar que ninguém poderia o vencer em modalidades de guerra.
        Sempre teremos batalhas e guerras em nossas vidas e vencer algumas delas, ou a maioria delas não faz de nós imbatíveis, mas devemos aprender com esses momentos de dificuldades.

·        ORGULHO
        O contexto mostra-nos que ele trazia no seu peito uma couraça ou cota de medalhas de bronze, que pesava cerca de 57 Kg, que para ele era um monumento às grandes vitórias que havia vencido. Golias olhava para o peito e pensava: “Eu sou o maior; eu sou o melhor, eu sou eu”. E não bastasse penso que o restante do exército filisteu ainda ficava gritando: “Golias, Golias, Golias!!!
        Vai me dizer que nunca viu ninguém como Golias? O orgulho é igual a soberba e está escrito no livro da vida: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16:18
        Isso foi fatal na vida do gigante Golias e com certeza ainda é perigoso.

·        CAPACIDADE
Lança – Representa a sua capacidade de ir mais longe.
Lança – era um símbolo de alcance.
Ter uma lança como aquela fazia com que Golias se sentisse o único capaz de matar e humilhar o oponente.
        QUAL É A TUA LANÇA HOJE? (o que achas que te vai lançar na vida?)
       
LIÇÃO: 3 pessoas! TOLO, INTELIGENTE, SÁBIO. O TOLO nunca aprende nada; O INTELIGENTE aprende com seus erros; O SÁBIO aprende consigo mesmo e com os outros.

·        A ARROGANCIA
        Golias saía e afrontava o exército de Israel, mostrando-se arrogante.
Ele era sem dúvida uma pessoa horrível em todos os aspectos. Para ele não havia ninguém igual a ele, somente pessoas pequenas.

        Deus sempre vai colocar por terra os arrogantes, pois Jeová disse: “Eu, abato o soberbo e exalto o humilde”.

        Ser humilde é reconhecer seus defeitos e fraquezas; é ser uma pessoa que aprende com os outros. Golias nunca foi uma pessoa humilde, mas a sua arrogância o levou a queda que ele nunca havia experimentado, e consequentemente a morte.

Como deitar um gigante por terra.
O jovem Davi foi enviado por seu pai para levar grãos tostados, pães e queijo para os seus irmãos e o seu comandante na frente da batalha. Foi neste campo que a vida de Davi tomou um rumo diferente, e nunca seria a mesma. O resultado final, porém, não aconteceu por acidente. Davi fez quatro coisas que, para sempre, instruirão os jovens e os jovens de coração.

1. Ele aproveitou a sua oportunidade. Conhecemos Davi como um pastor, um músico, um salmista, um lutador e um rei. Mas a porta para uma carreira bem-sucedida como homem de Deus apareceu para ele no vale de Elá.
Ao observar de primeira-mão a intimidação e guerra psicológica de Golias, Davi perguntou, “... aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1 Samuel 17:26). Ninguém jamais consegue qualquer coisa de importância se não aproveitar de suas oportunidades. A covardia das forças armadas israelitas, incluindo o Rei Saul, era uma porta aberta para Davi. O mesmo menino pastor que havia matado um leão e um urso diria ao rei“este incircunciso filisteu será como um deles...” (17:36).

1a- As limitações não o limitaram. (sua juventude)

O irmão mais velho de Davi, Eliabe, falou com desdém: “Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja” (17:28). Outros que minimizavam poderiam ter dito: “Ah, ele é jovem e inexperiente. É apenas a exuberância da juventude.” Mesmo hoje, os jovens na igreja naturalmente procurarão as pessoas mais velhas em posições de influência, mas isso não quer dizer que eles não tenham nada a oferecer. Um jovem piedoso pode fazer uma diferença!
2- Ele agiu em fé (viu a vitória antes da Guerra).
 Não se pode perceber algum traço de medo na voz de Davi neste episódio todo. Pelo contrário, a sua coragem espalha. Ele informou ao rei: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu” (17:32). Quando, enfim, aconteceu a batalha, Golias deu um ataque verbal: “Sou eu algum cão, para vires a mim com paus?” (17:43). Da mesma maneira que falar feio é uma parte feia dos esportes modernos, era uma parte da etiqueta das batalhas antigas. Tem-se a impressão, mesmo assim, que Golias estava genuinamente ofendido com o jovem bonito, não ameaçador, que estava diante dele. É o melhor que os israelitas podem oferecer? Pelo contrário, Davi ficou firme e envolveu o gigante verbalmente, mas não se orgulhou da mortal certeza da funda dele.“Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado...porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”(17:45,47).

3- Ele foi movido por um propósito maior.

Davi fala ao seu oponente que a vitória iminente tinha um objetivo maior: "e toda a terra saberá que há Deus em Israel” (17:46). O jovem Davi foi movido pela vingança do nome de Deus em um mundo ignorante. Você fica triste em pensar em quantos dos seus amigos e vizinhos não conhecem a Deus? Se isso te chateia, o que você fará? Davi não aceitaria sentar ao lado enquanto um filisteu incircunciso desafiou os exércitos do Deus vivo! Enquanto a verdade de Deus leva uma pessoa a indignação justa e confiança absoluta, como também preocupação pelas almas perdidas de outras pessoas, ela não poderá mais tremer em timidez. Ao invés disso, ela se levantará e agirá. Como Isaías, ela dirá “Aqui estou, envia-me”. Como termina esta história?“Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou” (17:50).
Na manhã desta terça-feira (28/01/14) iniciou-se a Semana Pedagógica da Rede Pública de Ensino Municipal de Grossos/RN. O evento contou com as presenças do prefeito José Maurício, vice-prefeito Martins Carlos, os secretários Marcos Bizerra e João Dehon, os vereadores Afrânio Pereira, Francisco Charles, Juninho de Cavinho e Antônio Gustavo, além do pastor da Igreja Assembleia de Deus o senhor Josias Ferreira.
O prefeito abriu o evento falando da importância da educação e reafirmou o aumento salarial dos professores para o mês de janeiro, aumento esse determinado pelo governo municipal equivalente ao piso salaria que é de 8,32%.
O vice- prefeito Martins Carlos, assim como o chefe de gabinete, o senhor João Dehon também deixaram suas falas de otimismo e parabenizando todos da educação.
Com o tema: “Ação docente na educação: Reflexões sobre sua prática e o seu papel na sociedade X o direito do aluno em aprender”, a palestrante do dia foi a jovem Ciclene Alves da silva, que foi muito feliz nas suas analises de aprendizagem, fazendo um comparativo entre as escolas de ontem e de hoje e os objetivos e progressos dentro do mundo educacional.
Amanhã acontecerá o 2º dia da semana.fonte:diário de Grossos

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


Lucas 6:38 
“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo"
Perigos:
• Evangelho da Prosperidade: Dai, Deus vai fazer-te ficar rico. Os pobres não têm fé ou que não tenham dado. O justo é abençoado.
• A pobreza evangélica: Os ricos são perversos. Os pobres são virtuosos.

-------------------------------------------------- ---------------------------------


1-     O irmão colhe o que plantou.
Gl 6:7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o  homem semear, isso também ceifará.”

Sementes de milho, semente de maçã, o perdão, a graça, hospitalidade em tempos difíceis.
2- O Irmão colhe mais do que semeia.

Mt 19:29 
“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome,receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.”

Mateus 13, semeador: 30 vezes, 60 vezes, cerca de 100 vezes.
VERDADES sobre DAR

1) A atitude do nosso coração conta quando damos.

2 Coríntios 9:6-7 
“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Dá até começares a sentir prazer nisso!
O teu coração segue as tuas ações! Por isso dá até sentires prazer… se o amor é uma decisão pq não fazê-lo nas finanças?

2) Não podemos dar fora de DEUS.

2 Coríntios. 9:8-10 
“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; 9 Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;”

Deus não vai fazer-te só “rico” mas mais parecido a Deus.
Tornar-se semelhante a Deus. Deus deu! (Jo 3:16)

3) As pessoas vão agradecer a Deus pelo que dás.
 2 Coríntios. 9:11 “Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.”

Quando damos e as pessoas recebem, elas irão dar GRAÇAS a DEUS pelo que TU deste!

Deus deu o primeiro!

Pv 3:9-10 
“Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; 10 E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”

Colhemos numa época diferente da que semeamos.
 Pv 11:24-25 Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. 25 A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.”



coroa-pregador
Certa feita morreram dois membros de uma igreja no mesmo dia, um pregador quarentão e uma velhinha de quase cem anos , a Igreja se entristeceu muito, mas todos tinham a consciência que ambos partiram para o Senhor.
E assim sucedeu os dois foram salvos e foram para o céu morar com o Senhor.

Chegando lá os anjos os receberam e agora tomariam posse de suas novas vestes: um vestido, alparcas e uma coroa.


Passaram pela sala dos vestidos, passaram pela sala das alparcas, e quando chegaram à sala das coroas haviam duas coroas os esperando, uma coroa era bem simples e pouco adornada e o seu brilho não era tão forte assim, mas a outra era adornada por inteira, cheia de pedras preciosas e o seu brilho era esplendido como a luz do sol, quando o pregador viu a coroa esplendida disse ao anjo da recepção:

_Posso, tomar posse da minha coroa?
E foi logo em direção a coroa adornada, então o anjo bradou:
_Ei pregador, esta não é a sua coroa, mas sim a outra.
Pregador: Mas como assim, eu fiz tanto coisas lá em baixo, preguei, revelei, estremeci templos, profetizei na vida de tantas pessoas.
Anjo: Tudo isto que você disse é verdade, mas lá em baixo mesmo você recebeu o galardão de todas estas coisas, pois você sempre tocou trombeta diante dos homens.
Pregador: Você quer me dizer que esta coroa brilhante é desta irmãzinha? Mas ela nunca fez nada.
Anjo: Disseste bem, quando disseste irmãzinha, pois ela sempre foi à menor em vossa congregação, Esta mulher foi à maior intercessora do seu ministério, orando e jejuando pela sua vida, e tudo o que ela fez sempre fez em silencio, rejeitando a glória dos homens e por isso o Senhor nosso Deus, achou ela digna de tal coroa.

Reflexão e Aprendizado.

A moral desta ilustração não é afirmar que todos os pregadores vão ser os menores no reino dos céus, mas sim nos conscientizar que tudo deve ser feito em louvor e glórias a Deus.
Pois ele é digno de toda honra, glória e poder.
O maior não é aquele que prega, profetiza ou revela, mas sim aquele que faz tudo para o Senhor e pelo Senhor

Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão



pregação volta de jesus
Jesus breve virá, você está preparado? 

INTRODUÇÃO 

A Igreja de Jesus Cristo aguarda o grande momento do Arrebatamento, quando em um abrir e fechar de olhos, ante o toque da trombeta, os fiéis que morreram ressuscitarão e os que estiverem vivos serão transformados. Nesse dia glorioso, os salvos haverão de encontrar-se com Jesus nos ares.

A VOLTA DE CRISTO É:
A esperança maior da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, que precisa estar vigilante, sempre preparada para esse Dia. A vigilância caracteriza a atitude de espera do cristão que aguarda a volta de Jesus.

SE ESTAMOS REALMENTE PREPARADOS PARA A VOLTA DE CRISTO, ENTÃO DEVEMOS:
1.1 — Ter azeite suficiente para manter nossas lâmpadas acesas
Não devemos imitar o exemplo das virgens loucas (Mateus 25.8), mas estarmos enxertados na Videira Verdadeira (João 15.1,2), ganhando almas para Cristo e servindo a Deus com alegria.
1.2 — Não nos sobrecarregarmos dos cuidados da vida
O crente deve deixar suas preocupações aos pés do Senhor.
Jesus exortou a olhar para as aves do céu, que não trabalham nem fiam, porém o nosso Pai as alimenta (Mateus 6.25,26).
1.3 — Ter uma vida santificada
Sem a santidade, diz o escritor aos Hebreus, ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14). Que comunhão pode ter o fiel com o infiel? (2 Coríntios 6.14).
1.4 — Esperar somente em Cristo
O verdadeiro cristão que espera a volta de Cristo não está preocupado com as coisas desta vida (1 Coríntios 15.19) e não se deixa abater pelas tribulações (Romanos 8.18).

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE QUEM AGUARDA A VINDA DE CRISTO:
2.1 — Guarda a Palavra de Deus
A Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés (Salmo 119.105).
O cristão que espera a vinda de Cristo precisa esconder a Palavra
do Senhor no seu coração (Salmo 119.11).
2.2 — Esperar a vinda de Cristo com fé e confiança
Temos de esperar a vinda de Cristo alegres, confiantes e felizes
(Tito 2.13).

CONCLUSÃO
Se estamos aguardando vigilantes o retorno de Cristo, se temos o azeite na lâmpada, se não estamos sobrecarregados com os cuidados desta vida, se temos a vida santificada, se a nossa esperança está alicerçada unicamente em Cristo, se guardamos a Palavra de Deus, então estamos prontos para dizer: “Maranata, ora, vem, Senhor Jesus!” 


Fonte Livro: Pregando poderosamente a palavra de Deus
Autor: Pastor Silas Malafaia


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

1. Tenha Tempo Todos os Dias Para Estudar (Salmo 1.2, 3)
A pessoa que, resolutamente, fizer um voto de estudar a Bíblia logo verá que cumprirá esse voto. O estudo diário será fato singular e fará diferença em sua vida. Pouco a pouco, o estudo vai-se transformando em qualidades que você mesmo não perceberá até ter feito o estudo por muito tempo. A quantidade de tempo a ser gasta é você quem deve decidir. Uma hora diária seria melhor, mas muito pode ser feito em quinze minutos. Tenha uma visão a longo prazo sobre esse estudo. Talvez nem todas as sessões de estudo não abra maravilhas para você, mas, com o correr do tempo, verá que tem sido uma boa influência.
2. Estude Mesmo a Bíblia (João 5.39)
Não fique satisfeito com um simples correr de olhos pelas páginas da Bíblia. Examine-a! Leia e releia as passagens para que se aproveite a verdade escondida nas páginas. Examine-as! Faça perguntas e procure as respostas: O que isto significa? O que isto significa para mim? Só tem isso? Procure entendimento pelas palavras diferentes que notar. Pese cada uma. Verifique outros versículos que têm a mesma palavra. Não seja um bebê o tempo todo -- estude você mesmo a Bíblia. Você pode atingir o significado. Forme seu próprio pensamento sobre o assunto.

3. Estude por Tópicos (Jeremias 15.16)
Essa é a maneira mais simples de estudar a Bíblia, é o método que mostra os resultados mais rapidamente. Procure estudar tópicos na Bíblia (por exemplo: justiça ou amor). Não isole seu estudo em uma única parte. Veja o assunto por inteiro. Dessa maneira, saberá tudo o que Deus diz sobre o assunto. Compre ferramentas para ajudarem no estudo, tais como: concordância bíblica, comentários, dicionário bíblico. Não é necessário ler um livro da Bíblia por inteiro para ter-se um estudo pelos tópicos. Use as ferramentas. Procure cada versículo que menciona o seu tópico, seja de cidades (Galiléia, Jerusalém, etc.), de assuntos (oração, amor, arrependimento, lar, paciência, etc.) ou de pessoas (Jesus, Moisés, Pedro, Noé, José, etc.) e logo ficará sabendo muito mais sobre a matéria.

Mas lembre-se:
a. Seja Sistemático - Faça antecipadamente uma lista dos assuntos que quer estudar e estude-os um por um. Inclua vários para não ficar detido apenas em um só.

b. Seja Completo - Não estude só uns poucos versículos. Vá até onde não haja mais o que conhecer.

c. Seja Exato - Entenda realmente as palavras. Anote-as, use um dicionário para entendê-las. Anote o que vem antes e depois, compare com outras passagens similares.

d. Seja Organizado - A informação pode ser boa, mas muitas vezes precisa ser considerada de maneira útil. Escreva em um caderno o que aprende e o que quer aprender. Faça uma lista de perguntas e anote a resposta pelo estudo (1 Coríntios 14.40).

4. Estude por Capítulos (Isaías 28.10-13)
Essa maneira de estudo é a que toma menos tempo. Selecione os capítulos que quer estudar. Não comece por Gênesis, mas talvez João, Atos ou Salmos. Leia o capítulo cinco vezes (uma destas vezes em voz alta). Divida o capítulo em seções e descreva cada seção com um título. Anote os fatos principais na ordem que aconteceram. Anote as pessoas mencionadas e algo que aprendeu sobre elas. Anote as principais lições do capítulo. Procure uma verdade central no capítulo e anote-a. Há um versículo-chave no capítulo? De qual versículo você gostou mais? Marque-o e memorize-o. Coloque um nome no capítulo. Anote assuntos para estudos posteriores. Anote frases ou palavras para estudos posteriores. Anote as novas verdades que aprendeu no capítulo. Anote as coisas que aprendeu, as verdades que já conhecia e viu no capítulo. O que mudou na sua vida graças ao estudo do capítulo?

5. Estude a Bíblia por Ela Ser a Palavra de Deus (1 Tessalonicenses 2.13)
Desenvolva um maior desejo de conhecer a Bíblia, mais do que por outro livro qualquer. Aceite o que ela ensina, mesmo sem entender tudo ou concordar com todo assunto que estudou. Tenha confiança no que ela diz. Obedeça ao que aprende dela (Mateus 7.24, 25). Seja atento para ouvir a Deus por meio dela. O estudo da Palavra de Deus é tempo gasto com Deus.

6. Estude com Oração (Filipenses 4.6)

Antes de começar o estudo, ore. Durante o estudo, procure a Deus pela oração. Depois de estudar, entre em oração. É Deus quem explica o que vai ser estudado (1 Coríntios 2.15, 16). Peça graça para aceitar a verdade que não entende. Peça a graça de Deus para eliminar da mente e da crença o que não é verdadeiro. Deus está sempre presente.

7. Procure por Cristo (Lucas 24.27)
No estudo da Palavra de Deus procure pelo Filho de Deus em cada página. A Bíblia tem como tema central a exaltação de Jesus Cristo. Por Cristo, o Pai é exaltado sempre. Anote onde você encontra Cristo.

8. Use os Momentos Livres (Efésios 5.16; Colossenses 4.5)
Nem sempre é fácil estudar a Bíblia, mas podemos achar tempo nas salas de espera, nas filas e nos pontos de ônibus, nos minutos vagos entre atividades (refeições, banho, etc.). Tenha sempre consigo uma Bíblia ou um Novo Testamento ou uma folha com seu estudo. Leia, anote um pensamento, continue a aprendizagem.

9. Grave o que Aprender (Salmo 119.11)
Lembre-se da referência da verdade aprendida (o "endereço" dela). Anote o versículo principal e memorize-o. Ensine a verdade aprendida aos outros. Aplique as verdades a sua vida.


jugo-desigual
Esta figura acima é um jugo. O pescoço dos bois (ou de outros animais) era preso em cada lado e o esforço conjunto tornava a carroça, mesmo que carregada, leve para ambos, pois dividiam a força. Significa um compromisso tomado a dois; uma responsabilidade em que dois assumem juntos. Enquanto ambos concordarem em ir para a mesma direção, não será difícil caminhar juntos e chegarem ao destino.


Geralmente o carro de boi, ou carretão, é levado por dois animais, um par ou parelha. Para carros com maiores cargas usa-se mais de uma parelha. Se, por um lado esta figura não seja tão, digamos, delicada para se referir a um casal, por outro não temos dificuldades para entender esta dinâmica. 

E o jugo desigual?

Sabe-se que para treinar um boi novo, naturalmente rebeldezinho, coloca-se ao lado dele um boi mais velho e forte. O velho vai arrastar a carroça e, também, o boi novo que desejará ir para outro lado... Nestas horas também entra o “aguilhão”, tipo de espeto de ferro com que o “motorista” cutuca o boi novo. Às vezes o aguilhão é fixado no carro, logo atrás do traseiro do boi rebelde, para que ele não dê ré.

Essa é a ideia de Paulo (princípio) ao referir-se a uma união, seja de que natureza for, namoro, casamento, sociedade de negócios, etc., isto é, algo que comprometa profundamente duas pessoas em seus valores pessoais. Havendo-se firmado o compromisso entre pessoas diferentes em seus valores e formações, ainda que ambos se sujeitem (tomem o jugo), podem aparecer as diferenças. Um vai querer ir para um lado, outro para o outro. O mais forte vai arrastar o mais fraco. Um deles terá mais força e a convivência, dali um tempo, ficará insuportável, afinal, as intenções serão diferentes. Nessas alturas o peso da carroça cresce para quem quer ir pelo caminho certo... Mais um princípio:

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Direto ao assunto

Você vai ter que decidir: bebida alcoólica. Suporta ou não? Fumar, talvez usar uma “erva” de vez em quando. Sim ou não? Vai fazer vistas grossas por causa do jugo? "Amassos" e "malhos", convites para motel. O que você pensa sobre isto? Ele não tem freios, ela tem, mas é difícil pisar com força nessa descida... Ainda tem o peso do carretão... Alguém tem que parar, alguém tem que ceder... Quem vai ceder? Os valores, interesses, atrações, fundamentos, princípios, gostos são diferentes! Peças que terão toda a possibilidade de não se encaixarem adequadamente nas outras... A não ser que alguém desista de seus valores próprios... Portanto, haverá um custo, umpreço para manter o compromisso. Por que? Porque o jugo não é igual; é desigual.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5.25
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Efésios 5.24

Nestes textos o marido deve fazer como Jesus fez: dar a vida pela mulher, enfrentar a cruz! Quem não conhece a Jesus  poderá imitá-lo?
E ela? Vai se sujeitar cegamente a um marido que pode não estar a fim de dar a vida por ela? Ela vai se sujeitar se não souber como é a igreja? Pode tratar o marido como Jesus sem conhecer a Jesus?

Por isso não dá para ter tanta diferença unida pelo mesmo jugo, entende?. Para que uma união tão íntima, como o casamento, tenha chances de ir longe e não se tornar uma viagem excessivamente pesada para um deles, o bom senso indica que temos que ter mais valores em comum do que diferenças. Se não, a gente fica que nem a foto abaixo:

jugo desigual
Jugo desigual, Força desigual, Capacidade desigual


Será que dá acordo? Será que vai dar para ambos se entenderem?
Se for o jumento magrela, vai ser carregado pelo boi que é mais forte.
Se for o boi chifrudo, vai ter que carregar a carroça sozinho, e ainda tentar arrastar o jumento por todo o caminho...
No final das contas, Deus nem precisaria falar...
É uma questão de bom senso, sabedoria, inteligência! Um princípio aplicável em todas as decisões da vida.

Avaliando as diferenças a gente pode perguntar: E aí? Tem certeza que vai querer encarar?

Portanto, antes de botar a cabeça no mesmo jugo com outra pessoa, é melhor usar a cabeça... Dobre-a para orar e, sobretudo, use-a para pensar.



São poucos os ceifeiros:
 (Mateus 9:37)
Vivemos nos últimos tempos: tempos de crise espiritual, moral e social, que projeta-se também na Igreja do Deus vivo. Já não existem obreiros para atender à obra do Senhor, pois poucos querem ser como os ceifeiros da Bíblia.


•  O ceifeiro Abraão que saiu de sua parentela, crendo no invisível;
Hoje os ceifeiros não querem abandonar as famílias pela obra (Gênesis 12:15)
•  O ceifeiro Noé, que foi justo em um mundo injusto.
 Hoje os ceifeiros querem viver como o mundo vive (Gênesis6:9).
•  O ceifeiro Eliseu, que matou os bois e seguiu a Deus (I Reis 19:19-21).
Hoje os ceifeiros não querem abandonar seus altos e rendosos cargos.
• O ceifeiro Jacó que trabalhou duramente para obter sua riqueza (Gênesis 30:21).
Hoje os ceifeiros não querem trabalhar "duramente", querem facilmente.
• O ceifeiro Daniel que se absteve do manjar do rei (Daniel 1:8-16).
Hoje os ceifeiros, quanto mais amigos do rei melhor, mais influência podem ter. Quem dera fosse o Rei dos reis.
•  O ceifeiro Paulo que não teve a sua vida por preciosa (Filipenses 1:21).
Hoje o ceifeiro visa primeiro a sua vida e depois a do próximo;
• O ceifeiro Pedro que, mesmo tendo negado, não se apartou da fé. (Mateus 26:69-75).
Hoje, muitos ceifeiros têm negado e se afastado da fé.
•  O ceifeiro Estêvão, que não negou falar a verdade diante dos homens.
Hoje, muitos ceifeiros não falam a verdade, abrigando-se debaixo do argumento: Não vivemos mais naqueles dias (Atos 7:59).
• O ceifeiro Moisés, que levou o povo até onde for possível (Deuteronômio 34:5-7).
Hoje, os ceifeiros abandonam o povo no deserto por qualquer motivo.

Estes são alguns motivos pelos quais há tão poucos obreiros, ceifeiros. Mas, oremos ao Senhor da seara, para que mande obreiros com as qualidades anteriormente citadas.

pr.marco feliciano.
São Rafael é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, localizado no Oeste Potiguar e microrregião do Vale do Açu. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2003 sua população era estimada em 8.311 habitantes. Área territorial de 469 km².
Até 1948 era distrito do município de Santana do Matos.
Na década de 1980 parte da cidade foi inundada para a construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves
Por isso, o município recebeu o apelido de "Atlântida do Sertão".

"A Atlântida do Sertão"
Bandeira desconhecida
Brasão de São Rafael
Bandeira desconhecidaBrasão
Hino
Fundação23 de dezembro de 1948
GentílicoNão disponível
Prefeito(a)José de Arimateia Brás
(2009–2012)
Localização
Localização de São Rafael
Localização de São Rafael no Rio Grande do Norte
São Rafael está localizado em: Brasil
São Rafael
Localização de São Rafael no Brasil
05° 47' 56" S 36° 55' 15" O
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!